Turismo Sustentável
Turismo Sustentável
O Instituto Bancorbrás atua como impulsionador de iniciativas e negócios que promovem práticas de turismo responsável, focadas em sustentabilidade e impacto positivo no meio ambiente, nas comunidades, na economia e na cultura local. Como investidor social privado, estamos comprometidos em colaborar com organizações de relevância e impacto para o turismo no Brasil.
O Instituto Bancorbrás identificou a necessidade de se aproximar mais dos negócios da Bancorbrás e, após dois anos de estudos e consultas com áreas estratégicas e outros institutos, concluiu que o Turismo Sustentável era a abordagem mais alinhada com sua causa.
Foi lançado um banco de projetos para mapear iniciativas em todo o Brasil, selecionando a Vivalá, empresa especializada em turismo sustentável em unidades de conservação, com foco em turismo de base comunitária, aventuras e voluntariado. A partir de 2023, o Instituto investiu na expansão desse modelo de turismo para outras regiões do país. Com o apoio do IB, 16 novas unidades de conservação foram mapeadas.
Saiba mais sobre essa experiência assistindo a Websérie sobre Turismo Sustentável no nosso canal do YouTube.
Em 2024, o apoio é destinado ao projeto Caminhos Sustentáveis, do Instituto Samaúma, da Vivalá, que tem objetivo de proporcionar experiências de turismo pedagógico para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, buscando ampliar a consciência deste público em relação aos impactos sociais e ambientais do Turismo na comunidade e no meio ambiente. A expectativa é beneficiar 300 crianças de Brasília, São Paulo e Minas Gerais.
Em 2024, o Instituto Bancorbrás formalizou uma parceria com a Plataforma Impacta Nordeste, para fomentar as boas práticas sociais e ambientais no Turismo, na região Nordeste do Brasil.
Trata-se do Impulsio.ne, um laboratório de inovação social aberta da Plataforma Impacta Nordeste. Junto com empresas e organizações, são desenvolvidas iniciativas para impulsionar soluções para os principais desafios sociais da região.
Com esta parceria, vamos impulsionar negócios de impacto do Nordeste com soluções para o campo do turismo social e sustentável.
Os negócios selecionados vão participar de uma aceleração com acompanhamento individualizado, apoio de especialistas, conexão com potenciais parceiros, além de receberem um investimento semente e a oportunidade de se conectar com o ecossistema do Instituto Bancorbrás.
Os desafios
1. Conectar a atividade turística a práticas de conservação da biodiversidade presente nos territórios e de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas;
2. Melhorar a experiência turística de pessoas ou grupos em desvantagem social (pessoas com deficiência, LGBTQIAPN+, mulheres, pessoas negras e indígenas) nos destinos por eles escolhidos, considerando boas práticas relacionadas à diversidade, equidade e inclusão;
3. Fortalecer a identidade cultural local e o protagonismo de comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas, sertanejos, ribeirinhos, caiçaras, entre outros) em áreas rurais ou em regiões periféricas, por meio do Turismo de Base Comunitária (TBC), evidenciando expressões culturais, gastronomia local, biodiversidade e eventos.
4. Desenvolver soluções tecnológicas focadas na promoção do turismo social e ambientalmente responsável e na melhoria da experiência dos usuários nos destinos escolhidos.
Conheça mais as iniciativas impulsionadas:
Mova Experiências: conectando viajantes ao patrimônio biocultural do Maranhão
Turismo Sustentável no Sertão: Como a Facheiro Experience está transformando o turismo no Seridó
Janoo: plataforma inova ao promover experiências de turismo sustentável de forma responsável
Katu Experiências: vivências imersivas que conectam visitantes à cultura indígena Potiguara