Instituto Bancorbrás implementa Teoria da Mudança para fortalecer o impacto social a partir de 2025
O Instituto Bancorbrás, reafirmando seu compromisso como agente social, anuncia a implementação de sua Teoria da Mudança a partir de 2025. Esta iniciativa estratégica, fundamentada em análises e construída de forma colaborativa, visa direcionar as ações futuras da organização e maximizar o impacto de suas intervenções nas áreas de filantropia colaborativa, Turismo Sustentável e fortalecimento […]

O Instituto Bancorbrás, reafirmando seu compromisso como agente social, anuncia a implementação de sua Teoria da Mudança a partir de 2025. Esta iniciativa estratégica, fundamentada em análises e construída de forma colaborativa, visa direcionar as ações futuras da organização e maximizar o impacto de suas intervenções nas áreas de filantropia colaborativa, Turismo Sustentável e fortalecimento do Terceiro Setor.
A Teoria da Mudança é uma metodologia que define o caminho necessário para alcançar os objetivos desejados, identificando as mudanças para se chegar ao impacto final. Essa abordagem permite que o Instituto Bancorbrás revise seus objetivos iniciais, analise se o impacto socioambiental esperado está sendo alcançado e corrija rotas, quando necessário. A implementação da Teoria da Mudança envolveu diversas etapas, incluindo a utilização da ferramenta da Árvore de Desafios e Soluções para compreender os desafios complexos e suas causas e consequências, bem como a aplicação da Matriz SWOT (FOFA – Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) para analisar o contexto interno e externo da organização, mitigando riscos e aproveitando oportunidades.
O processo de construção da Teoria da Mudança foi colaborativo, envolvendo a equipe do Instituto Bancorbrás em oficinas presenciais para garantir uma abordagem abrangente e alinhada com as necessidades e expectativas do ecossistema de empreendedorismo social, além da contribuição valiosa da alta diretoria e dos stakeholders do Instituto. Esse processo culminou na definição da Visão de Impacto do Instituto: Promover o protagonismo social de pessoas, organizações e comunidades, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade, na construção de uma sociedade equânime, sustentável e digna para todos no território nacional.
Para alcançar essa visão, a Teoria da Mudança do Instituto Bancorbrás se estrutura em principais eixos de atuação:
- Turismo Sustentável: apoio a comunidades locais e projetos de turismo sustentável, investimento em iniciativas, parcerias estratégicas, capacitações e eventos de engajamento.
- Terceiro Setor e negócios de impacto: parcerias e investimentos para o fomento, apoio a iniciativas de advocacy, capital semente e aceleração de negócios de impacto social, além de capacitações para o Terceiro Setor e participação em redes de investidores sociais.
- Fortalecimento do voluntariado: desenvolvimento de rede de voluntários engajada, eventos para engajamento, projetos de voluntariado corporativo, apoio a plataformas de voluntariado e estratégias de endomarketing.
- Filantropia colaborativa: desenvolvimento de parcerias e apoio a iniciativas.
A Teoria da Mudança também estabeleceu Resultados Estratégicos a serem alcançados, como o aumento do tempo de mobilização de pessoas em causas sociais, o desenvolvimento de hard e soft skills de profissionais do Terceiro Setor, o incremento de práticas ESG nas organizações, o apoio a negócios de impacto em turismo sustentável, a ampliação do nível de pertencimento em comunidades, o estabelecimento de redes de voluntariado e o fortalecimento do Terceiro Setor. Os Resultados de Impacto de longo prazo visam mudanças amplas na sociedade e no meio ambiente, como a preservação da cultura de comunidades tradicionais e do meio ambiente, o estabelecimento de uma cultura de filantropia contínua e colaborativa, o fortalecimento de um ecossistema favorável a práticas ESG e negócios de impacto e o desenvolvimento econômico de comunidades locais e tradicionais.
Para monitorar o progresso em direção a esses resultados, o Instituto Bancorbrás definiu Indicadores Estratégicos que são alinhados a 10 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Além disso, a ferramenta de mapeamento de stakeholders foi utilizada para compreender os principais grupos de partes interessadas e desenvolver estratégias de comunicação e relacionamento.
A implementação da Teoria da Mudança também influenciará no planejamento anual da organização, garantindo o alinhamento das metas e ações com a visão de impacto e os eixos de atuação.
Segundo Roberta Abreu, Gerente Executiva do Instituto, “a implementação da Teoria da Mudança é um marco para o Instituto Bancorbrás. Com essa abordagem estruturada e colaborativa, podemos ampliar nosso impacto social e contribuir de forma mais efetiva para uma sociedade mais justa e sustentável.”
Sobre o Instituto Bancorbrás:
O Instituto Bancorbrás atua com o compromisso de ser um agente social, promovendo e incentivando a filantropia colaborativa, o Turismo Sustentável, além de fortalecer o Terceiro Setor.
Saiba mais

Dia das Crianças com muita diversão e solidariedade promovido pela ASFBRÁS e Instituto Bancorbrás
No último dia 13 de outubro, a Associação dos Funcionários da Bancorbrás (ASFBRÁS), em parceria com o Instituto Bancorbrás, proporcionou um dia inesquecível para 20 crianças atendidas pelo Centro Socioeducativo Santo Aníbal Maria, no Guará. Um dia mágico para celebrar a infância A festa, realizada em comemoração ao Dia das Crianças, contou com uma programação […]

Instituto Bancorbrás: novas metas para 2025
Comprometido com a atuação social, o Instituto Bancorbrás – agente social do Grupo Bancorbrás – encerrou 2024 com conquistas significativas ampliando seu impacto, fortalecendo o Terceiro Setor e a promoção do Turismo Sustentável no Brasil. Ao todo, foram beneficiadas 8.291 pessoas e 72 organizações por meio de projetos voltados ao Fortalecimento do Terceiro Setor, ao […]
