Fortalecimento do 3° Setor
Fortalecimento do 3° Setor
Tem o objetivo de promover o fortalecimento do Terceiro Setor por meio de iniciativas educacionais, de assessoramento e democratização do conhecimento, para alcançar mais eficiência na superação das desigualdades socioambientais. São empreendidas as seguintes iniciativas com esse objetivo: Programa de Aceleração de Impacto Social – PAIS, Bancorbrás Social e Capacita Bancorbrás e Eu Abraço essa Causa.
Para alcançar este objetivo, buscamos viabilizar parcerias com outras organizações que tenham como foco também o fortalecimento do Terceiro Setor.
Tem a missão de fortalecer Organizações da Sociedade Civil – OSCs, por meio de capacitações em gestão, sustentabilidade e inovação, para ampliar o impacto nas comunidades onde atuam.
É realizado atualmente em parceria com os Institutos Sabin, BRB, Mais Brasal e Sicoob Planalto Central. Em seis anos, o PAIS já beneficiou mais de 120 instituições e 130 mil pessoas indiretamente. Com as técnicas aprendidas no programa, as organizações conseguiram captar R$ 3.716.069,94 para investir em seus projetos sociais.
Busca capacitar profissionais do Terceiro Setor em temáticas que promovam boas práticas socioambientais, com metodologias inovadoras, tornando-os agentes transformadores.
Os temas abordados incluem gestão, inovação, captação de recursos e metodologias pedagógicas, que contribuam no impacto positivo das ações desenvolvidas nas organizações sociais.
Além disso, busca oportunizar o autoconhecimento, o desenvolvimento de lideranças e do empoderamento dos participantes, subsidiar as práticas pedagógicas no âmbito da educação social, promover a integração e troca de experiências entre os participantes, além de contribuir com a melhora da qualidade e eficiência da gestão de organizações e programas sociais.
Aumentar a base de recursos e consequentemente a sustentabilidade das organizações é a missão do projeto.
Em duas edições neste modelo, mais de 200 pessoas em todo Brasil foram beneficiadas.
Tem como missão promover o protagonismo social dos públicos de interesse do Instituto, por meio de ações de voluntariado, de doações e de mobilização social.
As iniciativas empreendidas respeitam os princípios da sustentabilidade, da diversidade e da inclusão e tem como público principal, os colaboradores e clientes da Bancorbrás, a comunidade e as instituições sociais cadastradas.
Os projetos e iniciativas que integram o programa atualmente são os projetos Eu Faço a Diferença, Aprendendo a Crescer, as campanhas socioambientais e as doações.
Eu Faço a Diferença
Tem o objetivo de estimular o senso de cidadania nos colaboradores da empresa, por meio de ações sociais que buscam promover qualidade de vida à comunidade, fomentar práticas educativas, o desenvolvimento sustentável e a cidadania.
Os colaboradores são estimulados a participar do projeto, que acontece em horário de expediente, em que a empresa doa o tempo e a habilidade do voluntário em prol de causas sociais.
O projeto conta com um Comitê, que participa ativamente do planejamento e execução das atividades em parceria com o Instituto.
Campanhas Socioambientais
Tem o objetivo de mobilizar os públicos que se relacionam com o Instituto, com o desenvolvimento de ações de solidariedade e de conscientização ambiental, ampliando a articulação social do Instituto Bancorbrás.
São realizadas campanhas de conscientização dos colaboradores sobre os conceitos e as práticas de sustentabilidade, descarte correto dos resíduos, assim como a importância da reciclagem e do consumo consciente.
Além disso, ações solidárias para enfrentamento de vulnerabilidades emergenciais são promovidas anualmente, ou de acordo com a demanda, em que a cultura de doação é estimulada para os públicos-alvo.
Doações
Busca fortalecer a ação social de Organizações da Sociedade Civil-OSCs e/ou movimentos sociais na comunidade, por meio da disponibilização de bens móveis ou recursos financeiros.
O Instituto Bancorbrás tem o papel de destinar as doações de mobiliário da Bancorbrás, como enxovais, móveis de escritório, computadores e demais itens em desuso na empresa. As instituições beneficiadas são selecionadas por meio do cadastro de parceiros. São analisados itens como idoneidade da organização, público atendido, necessidades emergenciais e a convergência com os donativos disponíveis
Outra atuação com caráter pontual são as doações de recursos financeiros, realizadas de acordo com a demanda e do orçamento do Instituto. Exemplo: doações para vítimas de tragédias climáticas.
Aprendendo a Crescer
Promovido pela área de recursos humanos da Bancorbrás, tem o apoio do Instituto Bancorbrás. Tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos aprendizes da empresa, com encontros mensais que abordam temáticas importantes como educação financeira, inteligência emocional, diversidade e inclusão, entre outros, com a colaboração de voluntários do Instituto.
Desde 2012, o projeto Bancorbrás Social busca fortalecer Organizações da Sociedade Civil (OSCs), investindo na melhoria de suas atividades e gerando impactos na vida dos beneficiários.
Entre 2019 e 2021, o foco foi fornecer assessoria a OSCs nas regiões com Filiais da Bancorbrás, expandindo a atuação do Instituto para além do Distrito Federal. Com a pandemia, as capacitações passaram para o formato online, beneficiando 37 organizações em quatro regiões. Em 2022, o projeto evoluiu com a criação da Comunidade Geração Bancorbrás, para manter o relacionamento com as organizações.
Em 2023, o investimento foi redirecionado para workshops práticos de inovação social, capacitando as OSCs para enfrentar desafios com criatividade e melhorar sua gestão. O novo formato destacou o Instituto como líder em inovação no Terceiro Setor.
Em 2024, o projeto transformou-se em uma jornada de inovação para iniciativas de turismo sustentável no Brasil, acelerando 5 organizações em parceria com a Phomenta. No Demoday, duas vencedoras receberão R$45.000,00 para implementar suas soluções, com monitoramento em 2025.
As instituições beneficiadas são:
– Associação Despertar Trancoso – Trancoso/BA
– Associação de Pesquisa Aplicada, Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Rio Juruá – Manaus/AM
– Fábrica dos Sonhos – São Lourenço/MG
– Centro Cidadania – Ação e Educação Socioambiental – Maturéia/PB
– Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – Curitiba/PR