Programa de Aceleração de Impacto Social - PAIS

De forma colaborativa e com a finalidade de promover o protagonismo de instituições do Terceiro Setor, os Institutos Bancorbrás, BRB, Cooperforte e Sabin se uniram para a realização do Programa de Aceleração de Impacto Social – PAIS, voltado para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs). A iniciativa surgiu após os quatro Institutos identificarem a fragilidade das OSCs em se qualificarem profissionalmente para oferecer um serviço de qualidade para a comunidade.

O programa teve início em 2018 e já beneficiou 47 instituições e 49.472 pessoas indiretamente. Com as técnicas aprendidas no programa, as organizações conseguiram captar R$2.467.103,25 para investir em seus projetos sociais.
O programa incentiva a busca pela sustentabilidade, por meio de várias fontes de renda. Para isso, as instituições precisaram mudar o modelo de gestão e passar a enxergar-se como um negócio. Os ganhos foram muitos, visto que o investimento, nos dois anos de programa, foi de R$360.000,00. Pode-se concluir que, o retorno foi quase cinco vezes maior do que o investimento dos institutos.

Os temas abordados incluem: melhores práticas de governança; potencial de impacto social; transparência e responsabilidade financeira; práticas de captação de recursos; e sustentabilidade.