O Instituto Bancorbrás participa no programa Floretas do Futuro da Fundação SOS Mata Atlântica, que consiste na doação de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica para compensar parte das emissões de CO2 à atmosfera, auxiliando na preservação da Biodiversidade do Planeta. Em 2019, complataram-se 41 mil mudas doadas.
O programa Florestas do Futuro tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência, estimulando ações para o desenvolvimento sustentável, mobilizando, capacitando e estimulando o exercício da cidadania socioambiental. O objetivo da Fundação é atingir o número de 420 mil mudas de árvores nativas plantadas em áreas de bacias hidrográficas.
O projeto Plantando Futuro também é realizado no Cerrado do Distrito Federal, em parceria com o Jardim Botânico de Brasília. Até o momento, 3.420 mil mudas nativas já foram doadas, além da criação de uma trilha ecológica no parque e a contribuição para o arranquio nos pinheiros invasores.